Palhais é uma terra, ligada ao inicio dos Descobrimentos Marítimos portugueses.
Nos finais do século XV e inícios do século XVI existiu um estaleiro naval, junto ao rio Coina onde se construíam os navios dos Descobrimentos, onde depois seguiam para Lisboa para se dar os últimos retoques. Por isso podemos dizer que as Naus usadas nos Descobrimentos eram feitas em Palhais.
A madeira usada para a construção das embarcações era retirada da Mata da Machada.
Também em Palhais se fabricava um pão de
trigo, água e sal, o chamado biscoito, que servia de alimento nas longas viagens marítimas. Tinha cerca de 27 fornos e um moinho de maré que servia para moer os cereais que eram usados para os biscoitos.
Palhais é uma Freguesia Portuguesa que pertence ao concelho do Barreiro, tem cerca 7,41 km² de área e 1.224 habitantes. Já fez parte do extinto conselho de Lavradio entre 1670 e 1836 de seguida pertenceu ao extinto concelho de Alhos Vedros entre 1836 e 1855. Em Palhais sente-se a riqueza da história portuguesa em cada recanto das ruas, nos costumes, na forte identidade de um povo ligado à terra, ao rio, aos primeiros passos dos Descobrimentos Marítimos e na alma de cada habitante.
Bem Vindos ao Blogue
Este Blogue tem com o objectivo informar a população Portuguesa sobre a freguesia de Palhais, e criar um projecto que possa ajudar a desenvolver esta região.
Sem comentários:
Enviar um comentário