À entrada de Palhais encontra-se a igreja de estilo Manuelino, dedicada a N.ª Sra da Graça, fundada segundo a tradição por Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama.
Esta igreja é o único Monumento Nacional Classificado do Concelho do Barreiro. Apresenta uma grande sala com uma capela lateral de cada lado, a modo de transepto. É uma igreja de estilo manuelino mas assinalando a transição para o renascimento, devido aos restauros aí efectuados em finais do século XVI. Os azulejos que revestem as paredes são do tipo enxaquetado, verdes e brancos. Abrem-se nesta nave única duas capelas laterais de estrutura gótica cujas abóbadas já denunciam a nova linguagem arquitectónica do conjunto do monumento. Conserva o primitivo portal manuelino, uma verga trilobada que é encimada por motivos fitomórficos e geométricos, tendo no centro uma pedra de armas, com insígnias heráldica.
O nosso grupo já teve oportunidade de visitar esta igreja e gostamos bastante da experiência, o secretário da Junta de freguesia de Palhais na nossa primeira reunião falou nos bastante neste único monumento no conselho do Barreiro explicou a sua importância e por isso o grupo decidiu que é muito importante incluir este monumento ao roteiro que irá ser efectuado no 3º Período
Palhais é uma Freguesia Portuguesa que pertence ao concelho do Barreiro, tem cerca 7,41 km² de área e 1.224 habitantes. Já fez parte do extinto conselho de Lavradio entre 1670 e 1836 de seguida pertenceu ao extinto concelho de Alhos Vedros entre 1836 e 1855. Em Palhais sente-se a riqueza da história portuguesa em cada recanto das ruas, nos costumes, na forte identidade de um povo ligado à terra, ao rio, aos primeiros passos dos Descobrimentos Marítimos e na alma de cada habitante.
Bem Vindos ao Blogue
Este Blogue tem com o objectivo informar a população Portuguesa sobre a freguesia de Palhais, e criar um projecto que possa ajudar a desenvolver esta região.
Sem comentários:
Enviar um comentário