Bem Vindos ao Blogue

Este Blogue tem com o objectivo informar a população Portuguesa sobre a freguesia de Palhais, e criar um projecto que possa ajudar a desenvolver esta região.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Igreja N.ª Sra da Graça

À entrada de Palhais encontra-se a igreja de estilo Manuelino, dedicada a N.ª Sra da Graça, fundada segundo a tradição por Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama.

Esta igreja é o único Monumento Nacional Classificado do Concelho do Barreiro. Apresenta uma grande sala com uma capela lateral de cada lado, a modo de transepto. É uma igreja de estilo manuelino mas assinalando a transição para o renascimento, devido aos restauros aí efectuados em finais do século XVI. Os azulejos que revestem as paredes são do tipo enxaquetado, verdes e brancos. Abrem-se nesta nave única duas capelas laterais de estrutura gótica cujas abóbadas já denunciam a nova linguagem arquitectónica do conjunto do monumento. Conserva o primitivo portal manuelino,­ uma verga trilobada que é encimada por motivos fitomórficos e geométricos, tendo no centro uma pedra de armas, com insígnias heráldica.

O nosso grupo já teve oportunidade de visitar esta igreja e gostamos bastante da experiência, o secretário da Junta de freguesia de Palhais na nossa primeira reunião falou nos bastante neste único monumento no conselho do Barreiro explicou a sua importância e por isso o grupo decidiu que é muito importante incluir este monumento ao roteiro que irá ser efectuado no 3º Período

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia Mundial da Árvore e da Floresta, 21 de Março


Na data em que se comemorou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, 21 de Março, o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina foi palco da apresentação do Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2011. Com o lema ‘Porque Cuidar da Floresta é Garantir o Futuro’, o projecto entrará em marcha alguns meses mais cedo do que o habitual , contando com a participação dos jovens barreirenses para acções de limpeza, vigilância e sensibilização entre 1 de Abril e 30 de Novembro.
Em seis anos de existência, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas envolveu 40 mil jovens voluntários, a trabalharem por períodos de 15 dias, medida que permitiu serem detectados oito mil incêndios. Realizado em parceira pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) e o Instituto Português da Juventude (IPJ), este projecto concilia-se, este ano, com as comemorações do Ano Europeu do Voluntariado 2011, Ano Internacional da Juventude 2011 e Ano Internacional das Florestas 2011.
Os objectivos, a implementar por todo o país, passam pela concretização de acções de vigilância, sensibilização e limpeza dos espaços florestais, que têm por base o envolvimento das entidades locais e a colaboração dos jovens voluntários.
Pode se dizer que o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas é uma iniciativa promovida pelo Governo Civil do Distrito de Setúbal, pelo Instituto Português da Juventude, pelo Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas e da Autoridade Florestal Nacional, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro e da União Europeia.